Prouni

O Programa Universidade para Todos – ProUni – é uma iniciativa do Governo Federal com a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação aos alunos egressos do ensino médio que estudaram na rede pública e que não têm renda familiar compatível para pagar um curso superior. Os candidatos são selecionados pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

O Centro Universitário Unihorizontes oferece mais de 1300 bolsas integrais (100%) e parciais (50%) no Prouni em seus 30 cursos presenciais e a distância. O resultado será divulgado no dia 4 de fevereiro e os alunos selecionados terão até o dia 11 do mesmo mês para entregar os documentos que comprovam os dados fornecidos no ato da inscrição.

Para os candidatos selecionados nos cursos do Unihorizontes, a instituição vai oferecer condições especiais: matrícula e 1ª mensalidade por apenas R$ 99,90 cada.

Como Funciona

O ProUni concede dois tipos de bolsas de estudo:

Bolsa Parcial (50%) – para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

Bolsa Integral (100%) – para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Quem pode se candidatar

Podem se inscrever no processo seletivo do ProUni os candidatos que:

  • Não possuem diploma de curso superior;
  • Tenham realizado o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e alcançado no mínimo 450 pontos na média das cinco notas;
  • Tenha cursado o ensino médio em escola da rede pública ou em instituição privada com bolsa integral;
  • Tenha renda familiar per capita (por pessoa) de até três salários mínimos (para bolsas de 50%) e de um salário mínimo e meio (para bolsas de 100%).

Candidatos que podem se inscrever no processo seletivo do ProUni e que a renda familiar não é considerada:

  • Pessoa com deficiência (Não é exigida a comprovação de renda);
  • Professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorre a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. (Não é exigida a comprovação de renda).

Como é feita a Inscrição

A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, acessando o sistema do ProUni disponível no site do MEC. Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar:

  • Número de inscrição do Enem
  • CPF
  • E-mail válido
  • Cadastrar uma senha

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico. No portal do Prouni, o candidato pode pesquisar as instituições e cursos participantes do Programa.

As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Escolha

o Unihorizontes

no Prouni agora!

INSCREVA-SE AQUI

Informações Adicionais

Leis, portarias e documentos importantes acerca do ProUni.

 

LEI No 10.260, DE 12 DE JULHO DE 2001 Clique aqui

LEI No 11.096, DE 13 DE JANEIRO DE 2005 Clique aqui

PORTARIA NORMATIVA Nº 10, DE 30 DE ABRIL DE 2010 Clique aqui

PORTARIA NORMATIVA Nº 2, 1º DE FEVEREIRO DE 2012 Clique aqui

PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Clique aqui