Engenharia Elétrica

Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que atua nos estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. O engenheiro eletricista é um profissional que lida com a geração, a transmissão e a distribuição da energia elétrica. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial. Trabalha no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos em hospitais e clínicas e em projetos de instalações elétricas.

O profissional formado em Engenharia Elétrica projeta equipamentos eletrônicos destinados à automação de linhas de produção industrial, desenvolve circuitos eletrônicos para aquisição de dados, transmissão de dados por radiofrequência, além de planejar e operar sistemas elétricos. Também é capacitado para projetar e construir usinas, estações, redes de geração de energia e equipamentos dos sistemas de geração, transmissão e distribuição. Ampliar e reparar as redes de alta-tensão, dentre várias outras atividades.

Por atuar diretamente ligada ao setor de energia, a Engenharia Elétrica é uma área que possui grande demanda por mão de obra qualificada e o mercado está sempre aquecido, seja no setor público ou privado. O curso do Centro Universitário Unihorizontes possui grade curricular moderna e em sintonia com as práticas mais inovadoras na Engenharia Elétrica. O estudante é preparado para atuar com alto desempenho nas mais variadas situações relacionadas a esse segmento.

Mercado de Trabalho

Os investimentos no setor elétrico sofreram um baque com a retração da economia e, com isso, muitos postos de trabalho foram fechados. Aos poucos, porém, o setor começa a se reorganizar.  O governo já anunciou uma consulta pública para rever o modelo do sistema elétrico brasileiro, o que deve atrair novos investimentos.

Somado a isso, o Plano Decenal de Expansão de Energia 2024, do Ministério de Minas e Energia, estima investimentos de R$ 1,4 trilhão nos próximos anos em energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis. Com isso, está prevista uma ampliação de 55% na capacidade instalada de geração de energia elétrica no país. O alto investimento deve elevar a procura por profissionais da área.

No setor público, as oportunidades estão não apenas na geração de eletricidade, em hidrelétricas, termelétricas ou usinas movidas a biomassa, mas também na gestão e no aperfeiçoamento dos sistemas de transmissão e distribuição.

Outro setor que precisa do profissional é o de energia eólica. Eles são contratados para atuar no planejamento e no desenvolvimento de projetos na área, assim como na operação e manutenção de parques eólicos.

No setor privado, a modernização dos serviços de telecomunicação no Brasil, com a popularização da TV digital e a transmissão de dados de quarta geração (internet 4G), também abre perspectivas. O setor de vendas técnicas pode ser uma opção de colocação para o engenheiro.

(fonte: Guia do Estudante)

Coordenação

Coordenador: Prof. Eduardo Moreno
Contato: (31) 3243-0200
E-mail: eduardo.moreno@unihorizontes.br

Dúvidas?

Envie uma mensagem em nosso whatsapp

Abrir o whatsapp